Soft Skills na área de TI
A evolução das empresas e do mercado de trabalho
Até alguns anos atrás, para conquistar um bom cargo e um espaço no mercado de trabalho, era necessário ter uma formação sólida e um conhecimento aprofundado em sua área de atuação. As empresas se preocupavam em olhar exclusivamente para os conteúdos nos currículos para então, avaliar um candidato.
Com a evolução do mercado de trabalho e o surgimento de novas metodologias modernas e ágeis (kanban, scrum), os empresários passaram a compreender que um colaborador que sabe exercer sua função com maestria não é o suficiente. As habilidades sociais e de interação com a equipe também fazem total diferença nos resultados finais do negócio.
Nos dias de hoje, os colaboradores que possuem soft skills, habilidades comportamentais específicas, são mais valorizados e tendem a permanecer por mais tempo na equipe do que os colaboradores que não sabem trabalhar em um time.
Soft Skills e Hard Skills
A palavra skills vem do inglês e significa habilidades.
As hard skills são as capacitações técnicas que um profissional comprova através do seu currículo, por meio de diplomas, certificados, testes e cursos.
As softs skills são habilidades pessoais que um profissional possui mas que não podem ser identificadas ou comprovadas por meio de certificações e cursos. As softs skills só podem ser comprovadas através da convivência diária com a equipe, nas conversas durante entrevistas ou nas dinâmicas de grupo.
Alguns exemplos de soft skills mais procuradas por empresas são: liderança, ética, facilidade de comunicação, empatia, espírito de equipe e flexibilidade.
Como tudo na vida, o equilíbrio é o ponto chave: o colaborador que sabe conciliar seus conhecimentos técnicos com suas habilidades humanas está pronto para conquistar o sucesso em qualquer função que exercer!
Soft Skills em TI
Algumas qualidades específicas podem fazer bastante diferença para crescer profissionalmente em qualquer profissão. Os soft skills facilitam as relações humanas e podem ser treinadas, tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional.
Alguns dos soft skills mais procurados em profissionais de TI são:
- boa comunicação com a equipe e com o cliente
- habilidade para resolver problemas
- resistência para trabalhar sob pressão
- facilidade de adaptação
- Treinamentos de integração, para evidenciar o que a empresa espera do colaborador;
- Palestras educativas sobre comportamento;
- Programas de capacitação pessoal;
- Cursos de liderança;
- Dinâmicas colaborativas;
- Dinâmicas de gestão de tempo e adaptação.
Participar ativamente de reuniões e eventos em grupo também é um ponto muito importante e que pode ajudar a desenvolver um melhor relacionamento com os colegas. Ter uma visão de negócios e manter-se atualizado também são diferenciais bônus. Lembre-se de sempre renovar seus conhecimentos na área, escutando podcasts, seguindo pessoas que são referência e participando de grupos de discussão, além de renovar os cursos na sua área.
Fortalecendo a equipe
As soft skills não são facilmente comprovadas, porém, podem ser treinadas. Pensando no fortalecimento de suas equipes, o RH da empresa pode e deve realizar treinamentos e dinâmicas com os colaboradores. Algumas sugestões são:
- Treinamentos de integração, para evidenciar o que a empresa espera do colaborador
- Palestras educativas sobre comportamento
- Programas de capacitação pessoal
- Cursos de liderança
- Dinâmicas colaborativas
- Dinâmicas de gestão de tempo e adaptação